segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Natal e Ano Novo




O mês de Dezembro é o mês das resoluções de vida pré-fabricadas. Chega a época de Natal e fazemos lista de presentes para as pessoas mais importantes e para as pessoas não tão importantes mas que vão partilhar a mesma mesa e o mesmo bacalhau e por isso fica bem oferecer qualquer porcaria comprada no El Cort Inglés 'a última da hora. "Não te esqueças da prenda para a tua SOBRINHA!" grita o marido gordo e farfalhudo para a sua nervosa e igualmente gorda esposa que não tem mãos suficientes para agarrar as compras todas e as crianças que correm de um lado para o outro e esbarram contra as pessoas que tal, como a sua mãe, andam apressadas nessa obrigação materialista e gastronómica chamada Natal. "João! Olha por onde andas, não vês as pessoas?" Mas Joãozinho não quer saber, continua a sua demanda entre guinchos aleatórios e exigências infantis muito próprias desta época (todos nós a tivemos). É por estas e por outras, que o Natal irrita-me. E não vou com aquela conversa de membro pseudo-revolucionário do Bloco de Esquerda que o simbolismo Natalício tradicional perdeu-se no meio do capitalismo, consumismo e Coca-Cola. O odor a humanos apressados que se aglomeram nos shoppings e nas ruas com sacas e crianças aos berros, afecta-me o sistema de nervoso. Para além disso não gosto muito de Bacalhau.

Depois do Natal, começamos a fazer as contas 'a vida. Aos bolsos e a' consciência. Das 11:59 para a 00:00 o ano corre 'a nossa frente como aqueles flashback clichés de mortes dramáticas cinematográficas. Eu vejo o Ano Novo como o encerramento de um capítulo e o começo de outro. E como gosto de arrancar e estrear novas páginas, a mim, o Ano Novo já me diz mais qualquer coisa.


P.S - Tenho de fazer uma review do Sherlock Holmes do Guy Ritchie num próximo post!

2 comentários:

  1. ahaha como adorei este post!
    Eu gosto do Natal mas odeio este stress das pessoas e crianças a gritar de um lado para o outro.
    E para mim a passagem de ano é um momento de reflexão e o encerramento de um capítulo. E este ano, para mim, é o encerramento de um grande e importante capítulo. Pela primeira vez posso dizer "Ano novo, vida nova."

    *

    ResponderEliminar
  2. A minha vida nova começou em 2008. Por vários motivos. No entanto, a premissa de 2010 parece ser melhor do que 2009 e 2008.

    Eu ñ curto nada o Natal, comer bacalhau e aturar parentes chatos e barulhentos. Prefiro tar sossegada em casa.

    ResponderEliminar